terça-feira, 3 de março de 2009

Ornatos Violeta - Coisas

Dia VII A

7 de maio de 2007

Bom Dia!
Andam-me a picar as saudades e uma pessoa não é de ferro. Há 2 semanas k retirei este cd da estante (é ciclíco!). Apesar da sua obra-prima ser o 1º álbum "Cão", o 2º é muito bom - "O Monstro Precisa de Amigos". Relembro os Ornatos Violeta, qual D. Sebastião que esperamos que regresse numa manhã de nevoeiro. A banda era formada por 5 "gaiatos" do Porto: o excelente Manel Cruz (Vocal+Guitar), Peixe (Guitar), Elísio (Teclas), Nuno Prata (Baixo) e Kinörm (Bat).
Esta é uma das melhores bandas portuguesas de todos os tempos, com influências musicais muitos diversas desde o metal até ao mais puro indie, conjugando toda uma herança da música portuguesa dos anos 80. As letras são bordadas pelo Manel, que o faz com tacto e sabedoria.
A banda deu origem a outros projectos, no entanto a resistência ornatiana continua em muitos blogs, como é exemplo o seguinte:
http://ornatos.pt.vu/
Os fans eram mais k muitos e dizem k em Coimbra existia um reduto k os seguia para todo o lado e andavam pelas ruas a cantar as músicas deste grupo. ; ) Magdacita!

Os Ornatos Violeta que hão-de aparecer numa manhã de nevoeiro...

Os Ornatos Violeta foram uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências. (incluindo o ska e o jazz). É originária da cidade do Porto, composta por Manel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora a porção da sua carreira correspondente ao seu maior sucesso tenha durado apenas cerca de três anos, separando-se então os seus membros. Deixaram uma legião de fãs e um eterno Mito do Quinto Império.


Coisas



Leva qualquer eu a meu dia/Dá-me paz eu só quero estar bem/Foi só mais um quarto uma cama/No meu sonho era tudo o que eu queria
Quando alguém deixar de viver aqui /Espera que ao voltar seja para ti/Nada vai ser fácil/Nunca foi/Quando alguém deixar de te dar amor/Pensa que há quem viva do teu calor/Hoje é só um dia/E vai voltar amanhã/E não foi assim que o tempo nos fez/E fez assim com todos nós/E não foi assim que a razão nos amou/E fez assim com todos nós São coisas/São só coisas
Se uma voz nos diz que é viver em vão/Pra que raio fiz eu esta canção/E se o fim é certo Eu quero estar cá amanhã/E não foi assim que o tempo nos fez/E fez assim com todos nós/E não foi assim que a razão nos amou/E fez assim com todos nós São coisas/São só coisas
Eu estou bem/Quase tão bem/Vê como é bom voltar a dizer/Eu estou bem/Quase tão bem/Vê como é bom voltar a dizer/Eu estou bem/Quase tão bem/Vê como é bom voltar a dizer/Eu estou quase a viver

Algumas Pérolas

punk moda funk ( o 1.º hit de uma carreira intensa, cheia de mudanças)


capitão romance, com Gordon Gano, dos Violent Femmes



ouvi dizer com Vítor Espadinha a lembrar que "o amor é uma doença quando julgamos ver nele a nossa cura"


Para a minha Madgacita! ; )
Raquel tanananana



Programação
Hj: Oita
Amanhã: Portugal: Um Retrato Social, por António Barreto
Quarta: Ondas de Paixão (MN) ou Teatro Os Marginais
Quinta: Canigia, fazemos programa? ou Teatro Os Marginais
Sexta e Sábado: Fds de Yoga e Festas da Cidade

Uma óptima semana per Tutti-Frutti! ; )
Jinhos!
Mi

Sem comentários: